Propósito do Acedia

As seções deste blog – tristeza, tédio e preguiça – referem-se a sentimentos que fazem parte do “pacote” da acedia (saiba mais a respeito desta palavra no tópico “Sobre a acedia”, localizado no menu principal).

Em cada seção, haverá espaço para reflexões filosóficas e análises críticas de produções culturais com base nos componentes de tristeza, tédio e preguiça que elas apresentam.

Serão analisadas produções ligadas ao universo da palavra, da imagem e da música, com destaque para aquelas que não desfrutam da visibilidade conferida tanto pelos meios de comunicação hegemônicos quanto pelos clubes de especialistas.

A seção Jogo do contente refere-se às tentativas tanto de enfrentar a tristeza como de fingir que ela não existe.


Propósitos das seções


Tristeza e Pessimismo
Sem se deter no enquadramento especializado de conceitos, esta seção pretende explorar diferentes significados associados à tristeza.

Melancolia, depressão, dor, medo e feiura e suas diversas gradações serão objeto de reflexão.

Tédio e preguiça
Nesta seção, será abordado o caráter enfadonho de produções culturais. Outro foco desta seção será o empenho e a perícia (ou a falta deles) do artista em seu processo criativo.

Jogo do contente
O título desta seção é inspirado pelo livro Pollyana, escrito em 1913 por Eleonor H. Porter.

O jogo do contente é uma estratégia desenvolvida pela personagem-título para suportar as condições adversas às quais era submetida.

Este jogo pode ser visto sob diferentes pontos de vista: auto-ajuda, auto-engano, mas também esforço para superação dos limites e freio para o caráter narcisista.
Será investigada, nesta seção, a presença destes diferentes aspectos nas produções culturais.

Gotas de sabedoria triste
Esta seção é reservada a citação de pensamentos e poesias que, a despeito da tristeza que carregam, estimulam o aprofundamento da reflexão.

Conexões absurdas
Neste espaço, investe-se no potencial reflexivo da relação entre produções culturais aparentemente díspares.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...