7 de fevereiro de 2017

Chegaste: a versão diabética do melodrama no novo hit de Roberto Carlos

Fonte da imagem: Hora Pop TV


Alguém poderia pensar que o motivo dessa postagem é falar sobre o erro de colocação pronominal cometido por Roberto Carlos em sua tradução da música Chegaste, hit cantado em dueto com Jennifer Lopez e que já foi assistido por 6 milhões de pessoas no You Tube.

De fato, a certa altura da letra da canção, o cantor diz:

“Porque nunca é tarde para apaixonar-se”, onde a ênclise não se aplica.

Mas, não é o caso. A motivação da postagem é falar sobre a apropriação preguiçosa que o Rei faz de um dos gêneros artísticos mais conhecidos. Em Chegaste, o melodrama torna-se uma pálida sombra do caráter ousado e despudorado que marca sua origem e seus desdobramentos como o brega.

Um dos caminhos para definir o melodrama é como expressão artística que oscila, sem se preocupar com os limites formais ou canônicos, entre tragédia e comédia, transitando, num mesmo espetáculo entre diferentes variáveis como o discurso falado e o discurso cantado.

Surgido no século XVI, o melodrama confundia-se com a ópera, mas acabou demonstrando ser um gênero típico da cultura de massa, sendo capaz de se adaptar às mais diversas plataformas como o folhetim, o teatro, o cinema, a música e a televisão.

Cenas de ação, máquinas fantásticas, dança e lances cômicos caracterizam o melodrama. Contudo, o fio condutor da narrativa melodramática é sempre uma história amorosa carregada no tempero romântico.

Ao adaptar para o Português a canção Llegaste, de Kany Garcia (compositora premiada com o Grammy Latino), Roberto Carlos investiu numa nova versão do melodrama, dispensando a ação e o componente fantástico e investindo no lado açucarado do gênero, como atesta o refrão, que compara a chegada do ser amado à chegada de um caramelo à boca, promovendo uma rima paupérrima, mas também engraçada e corajosa. 

Por meio dela, identificássemos que o Rei, a exemplo de Sílvio Santos, decidiu deixar ligado de vez o botão do Foda-se.

Certamente talvez, o melodrama construiu seu repertório de metáforas com base na economia.

Diversas adjetivações melodramáticas baseiam-se em produtos que, em algum momento da história humana foram raros a exemplo do ouro, joias, açúcar, mel: todos bens de alto valor no contexto em que se formou o melodrama, isto é, na transição entre os séculos XVI e XVII. Os elogios melodramáticos passeiam entre gostos e cheiros, tingindo o amor com as cores das especiarias.

Outra característica do melodrama é tratar as emoções como se fossem geradas em grandes unidades produtoras a exemplo de usinas, garimpos e lavouras. Por este motivo, na poética melodramática as lágrimas rolam (como o caldo de cana vertido de grandes tachos) e o sangue ferve como a água no interior de uma caldeira.



Chegaste 
Versão: Roberto Carlos

Tanto tempo já vai caminhando
E ainda me pego recordando
Lágrimas rolaram dos meus olhos
Enxuguei mais de uma vez
Tenho algumas marcas
Que ficaram em meu sorriso nesses anos
E também lembranças tão bonitas que o tempo não desfez

Quem diria que você viria sem dizer que vinha
Porque nunca é tarde
Para apaixonar-se

Chegaste
Senti na minha boca um: Te quero
Como um doce com caramelo
Necessitava um amor sincero
Chegaste
E ouvi da tua boca um: Te quero
Pra se apaixonar sempre é tempo
Necessitava um amor sincero

E agora que eu conheço os caminhos
Que me levam pros seus braços
Agora que o silencio
É uma carícia que a felicidade traz
Você e o seu sorriso iluminam minha vida e meus espaços
E chega me dizendo num sorriso
Nao me deixe nunca mais

Quem diria que voce viria sem dizer que vinha
Porque nunca é tarde
Para apaixonar-se

Chegaste
Senti na minha boca um: Te quero
Como um doce com caramelo
Necessitava um amor sincero
Chegaste
E ouvi da tua boca um: Te quero
Pra se apaixonar sempre é tempo
Necessitava um amor sincero

Quem diria que voce viria sem dizer que vinha
Porque nunca é tarde
Para apaixonar-se

Chegaste
Senti na minha boca um: Te quero
Como um doce com caramelo
Necessitava um amor sincero
Chegaste
E ouvi da tua boca um: Te quero
Pra se apaixonar sempre é tempo
Necessitava um amor um amor

Chegaste
Senti na minha boca um: Te quero
Como um doce com caramelo
Necessitava um amor sincero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...