26 de janeiro de 2016

Maktub: o Último texto e o texto original




Um erro cometido por quem traduz é preferir o paratexto e os comentários ao original

No caso dos seres humanos, surge um complicador. Não se pode traduzir pessoas com base em textos, mesmo que sejam originais. As pessoas são original e cópia de si mesmas.

Quem ama ou odeia ou deseja ou desdenha é quem escreve e quem lê, não os textos. O texto é pista e não crime. Talvez seja um erro preferir o texto em vez da atitude.

Leitor e escritor não são juízes nem réus. São cúmplices. Mas, fechado o livro, a postagem, o e-mail e outros derivados da galáxia das letras, encerra-se a sessão. Os amigos se fazem fora do tribunal e a amizade é extratextual.

Para construir a imagem de um amor, pinçamos características de amigos, pais, avós, inimigos e até de pessoas que nem existem.  À escrita, como lugar de sonho, cabe o amar todas essas pessoas numa só e, ao mesmo tempo, nenhuma delas. Mas, quem no texto é nosso amor, fora dele é só um amigo porque as palavras são passageiras e a amizade, sim, é a viagem.

Insisto: as atitudes valem mais. Os indícios contidos nas linhas mal traçadas do texto não substituem uma conversa franca. E quem se prende a eles corre o risco de virar um quiromante que finge que sabe ler.

Algum Karl Marx uma vez disse que a tragédia quando se repete deve ser chamada de farsa. Faço minhas as palavras dele. Basta dizer que os Eu-te-amos não perseguirão mais ninguém e a saudade de quem quer que seja não me perseguirá também nunca mais (somente duas vezes por semana). Frases e declarações impulsivas podem, por favor, naufragar no último gole de bebida. Deixo a farsa para os poderosos e os indiferentes. E o seguir em frente será sempre um agradável jantar entre amigos.

Está escrito que a palavra tem valor, mas não é o valor. Ela fala, mas não é a voz. Ela é o Sou, mas não é o sendo.

O estar escrito é encarado por alguns como destino, por outros como desatino. Só a presença tem o sabor do acaso, do risco e da surpresa, que fazem novas todas as coisas. Surpresa, risco e acaso são temperos que não se podem escrever.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...