4 de janeiro de 2016

As Selmas Reis francesa e cubana


Foto: Paula Nascimento


A Selma Reis francesa foi a grande responsável pelo pontapé inicial na sua carreira como cantora.  Trancou o curso de Comunicação na metade e foi estudar Letras na França, mas, chegando lá, a música falou mais alto e Selma começou a fazer vários cursos de técnica vocal aplicada à música clássica. Um diferencial, se levarmos em conta que, no Brasil, a maior parte dos cantores não se dedica ao estudo técnico.

Teve aulas em Nantes e Paris, onde o contato com o cancioneiro de Jacques Brel e Edith Piaf trouxeram para seu estilo dramaticidade como afirma a própria Selma em entrevista ao Blog da Selma Reis: “Apesar de ser belga, Brel me influenciou muito enquanto eu estava na França, me pegou com a sua maneira dramática de cantar, forte... Como Edith Piaf, que eu também adoro”.

Mais adiante, esta formação especializada ajudará Selma Reis nos palcos, onde ela, por exemplo, acompanhou com seu canto a performance da bailarina Ana Botafogo. A cantora também atuou em peças de teatro como “O Abre Alas”, sobre a vida de Chiquinha Gonzaga, ao lado de Rosamaria Murtinho e grande elenco. Em 2004, participou do famoso musical da Broadway Chicago, interpretando Mama Morton, personagem que no cinema foi representado por Queen Latiffah.

Um convite do autor de novelas Manoel Carlos fez Selma Reis retomar sua trajetória na música clássica. Na novela Páginas da Vida, fez o papel de uma freira e por várias vezes cantou clássicos como as músicas Ombra Mai Fu, de Häendel, Ave Maria, de Schubert e Lasciatemi morire!, de Monteverdi.

Em 2007, ela grava um CD de música clássica sacra, compilando as canções que fizeram parte da novela (Händel, Mozart, Schubert, César Frank, Gounod e outros). O título do disco é Sagrado. A obra foi lançada no Convento de Santo Antônio, onde foi ordenado São Frei Galvão.

Selma Reis também foi cubana, tendo gravado em Havana ao lado dos pianistas Frank Emílio e Roberto Carcasses, cantando em espanhol algumas das mais belas canções daquele país.

Não deixe de ler outras postagens sobre Selma Reis aqui e aqui.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...