21 de abril de 2015

O ex-medo de ser o Amigo da Vez e os (in)confidentes do Libertare



Fonte: Extreme Science


Sábado passado, uma reunião de amigos me fez perder o velho medo de ser o Amigo da Vez (aquele que não bebe para poder dirigir). Antes, me dava um certo receio de ser este personagem, como se o amigo da vez acabasse destinado a ser o careta sobre o qual a “vaca profana”, da poesia de Caetano Veloso, fosse jogar seu “leite mau”. Afinal, entre os que estão bebendo, o "sóbrio" meio que parece um espião livre da blindagem da liberdade que nos chega quando vestimos nosso sangue com dosagens de álcool censuráveis pelo bafômetro. A verdade é que é difícil deixar de enxergar no não-ébrio um tipo de censor ao qual estariam expostos aqueles que, sob os auspícios de Ceres, voluntariamente desligam seus campos-de-força.

Os (in)confidentes do Libertare compartilharam de sua embriaguez comigo. Sem beber meia gota de álcool, fiquei bebinho: uma embriaguez semelhante àquela descrita pelo apóstolo Paulo como embriaguez do Santo Espírito.

Chegou uma hora em que falávamos em línguas estranhas, mas tudo fazia tanto sentido. E a embriaguez por correspondência nos fazia experimentar os mais diferentes dons: da profecia, da sabedoria, da cura e, certamente talvez, do amor e outras virtudes que traziam húmus aos meus in(sensos): de justiça, de humor, et alli. E a memória de Nietzsche foi convocada para demonstrar que a vontade de potência precisa tanto do elefante quanto do ratinho para se expressar em plenitude: não pode ser plenamente potência a potência que abre mão de ser fragilidade.


Aquela tarde-e-noite conseguiu expulsar de mim tantos “demônios”: não daqueles de chifre, rabo e voz de Darth Vader, mas sim daqueles que tentam nos convencer que todos os lugares do cinema-mundo estão ocupados. Todavia, contudo e, porém, no próximo encontro, vou querer deixar que a “vaca sagrada” jogue  "la leche buena" (leia-se tangirosca) na minha cara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...