29 de novembro de 2014

Chaves e a ingenuidade crítica



O seriado Chaves é um exemplo de ingenuidade crítica. É um desfile de tipos que beiram o clichê, de gestos e bordões repetidos. Mas a genialidade desta obra de arte está em se vestir com esses elementos e, mesmo assim, exibir a elegante nudez de um agudo senso crítico.

Roberto Bolaños, criador da série e intérprete do personagem principal – Chavo Del Otcho – foi criticado pelo fato de ter negado a seus colegas de trabalho (particularmente os atores que representavam Kiko e Chiquinha) o direito de usufruir dos direitos sobre os personagens que representavam. Porém, a despeito disso, é difícil questionar seu talento artístico e empresarial. A exemplo de Chaplin, Bolaños foi criador de todos os personagens, dos enredos e também atuava e dirigia. Além disso, suas histórias trazem referências a clássicos da Literatura como Dom Quixote e das artes plásticas como Leonardo da Vinci.

Chaves escapa da leitura rasteira do marxismo e revê a noção de luta de classes. A obra demonstra que o poder dominante é sustentado pelos conflitos que ocorrem no interior da própria pobreza. Isto é comprovado pelos jogos de dominação entre os habitantes do cortiço do Chaves. Perspicazes, os personagens fazem de suas ignorâncias e imperfeições ponte para reviravoltas inteligentes e desconcertantes. 

Como ocorre com a Turma do Charlie Brown, Chaves trabalha brilhantemente a oscilação entre ingenuidade e crueldade. O riso em Chaves destrona o status quo e revela como, em plena modernidade, os corações humanos, independentemente da classe social, são atravessados pelos dilemas e mesquinharias do feudo, do castelo, do condomínio e também da periferia.
Algumas sacadas extraordinárias do seriado Chaves:

Seu Madruga é questionado por um policial sobre o pagamento de impostos
- É claro, policial, nunca deixei de pagar meus impostos. Sou um homem honesto.
- E o senhor paga mesmo todos os seus impostos, todos eles?
- Eu disse que sou honesto, mas não sou fanático.

Chaves ri de se acabar ao contar para o professor Girafales um caso em que encontrou a avó de Chiquinha espumando pela boca
- Veja que burrice. Ela ficou espumando porque comeu um pedaço de sabão, pensando que era queijo.
- E por que você não avisou a ela?
- Porque eu também estava com a boca cheia de espuma...

Chaves se assusta ao ver Chiquinha usando uma máscara de monstro
- Chiquinha, tira essa máscara!
Enquanto Chaves se distrai, Chiquinha tira a máscara. Ao voltar novamente a atenção para a amiga, Chaves comenta
- Eu já disse pra você tirar essa máscara!
- Mas eu já tirei..., retruca Chiquinha desconsolada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...