26 de julho de 2014

O Homem que foi ressuscitado antes de morrer:Não sei... Só sei que foi assim.

Foto: Dorival Elze 


O Homem que foi morto e ressuscitado antes mesmo de morrer. Este poderia ser o título de algum dos causos contados por Ariano Suassuna. Mas, neste caso o personagem principal da história é o próprio Ariano, que, de tão querido, começou a ter sua morte lamentada enquanto ainda estava em coma e após sua morte teve sua ressurreição decretada pelo próprio mártir Dom Sebastião. “Não sei... Só sei que foi assim...”

Ariano Suassuna fez Nossa Senhora romper com o silêncio e honrou o título de “Advogada Nossa”, concedido a ela na oração da Salve Rainha. Uma Nossa Senhora capaz do maior ato de coragem que um ser humano pode ter: o de convencer Deus que o ser humano é digno de perdão.

No mesmo Auto da Compadecida, o Cristo de Ariano era negro. Isso em 1955, nove anos antes do discurso no qual o presidente norte-americano Lyndon Johnson defendeu a Grande Sociedade, onde todos pudessem ser tratados como iguais independentemente de raça, credo ou cor da pele.

E muito desse perdão que desenhou os gestos da Compadecida devia estar presente no próprio Ariano, capaz do maior ato de coragem que um ser humano pode ter: o de vencer pelo riso. Na escrita de Ariano, o perdão se confunde com o riso.

Lembro que, nas aulas dele, ele sempre propunha uma diferença entre Brasil oficial e Brasil real. E, desde então, quantas vezes, ao acordar, apalpo-me e me pergunto se sou um eu real ou um eu oficial. Isso porque nunca vou conseguir saber onde o outro - esse atraente pêndulo - pende para a oficialidade ou para a realidade...

Ariano também lembrava, em suas aulas, de como detestava viajar de avião, principalmente por ter medo da voz das locutoras dos aeroportos, que, a exemplo da voz da secretária eletrônica de cartões de crédito, parece ser sempre a mesma voz. Para Ariano, não havia melhor maneira de descrever o inferno do que viver de um aeroporto para outro tendo que ouvir sempre a mesma voz padronizada da locutora de aeroporto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...