20 de janeiro de 2013

"Os meios justificam os meios": o troco da churrascaria e a violência despida de códigos de honra


Fonte: Sengoku

Peço desculpas aos historiadores se minhas referências estiverem erradas e ao mérito dos juristas se o que disser, nessa postagem, macular o tesouro angariado pela jurisprudência.

Na tão distante [e tão próxima (e tão distante)...] Antiguidade, bem como na Idade Média, havia códigos de honra para o exercício da violência, por mais injustificável que esta sempre tenha sido (nisto que digo mora, sem sombra de dúvida, uma redundância, posto que a violência é o injustificável). Mas havia também espaço para os requintes de crueldade, que, como os vampiros, têm vagado através do tempo, eternamente jovens, e incapazes de matar a sede.

Ao falar sobre códigos de honra, refiro-me àqueles que instituem um campo de batalha, a mínima abertura para negociações diplomáticas e o enfrentamento entre pessoas armadas e dispostas a combater, o que exclui crianças e outras pessoas indefesas.

Assim também como os vampiros, os requintes de crueldade assumem as vestes de seu respectivo tempo. E parece que, neste momento, os códigos de honra estão se tornando um tipo de cachecol de organza prestes a dar adeus, levado pelos ventos da desfaçatez.

O historiador Eric Hobsbawn acha, na II Grande Guerra, um marco para o abandono deliberado dos códigos de honra, contexto em que os ataques aposentam as trinhcheiras e invadem, de forma massiva, o reduto dos civis, como atestam os bombardeios alemães sobre Londres e o início do uso de agentes químicos e armas biológicas que roubam do adversário qualquer chance de se colocar em pé de igualdade perante o adversário.

Por mais injustificável que a violência sempre tenha sido,  termina, quando desprovida de códigos de honra, por subverter a mais famosa frase atribuída a Maquiavel (e que ele nunca disse): “Os fins justificam os meios”. Se esta frase, por si só, já é ferida pela indiferença e pelo cinismo, imaginemos quando é imundamente cambiada em “Os meios justificam-se, independentemente dos fins”.

Esta “lógica” tem regido crimes recentes como o do jovem morto por questionar o valor da conta na churrascaria, o da jovem assassinada aos nove meses de gestação, o de um jovem casal atacado com uma bomba caseira enquanto aguardava, em seu carro, que o semáforo abrisse e o da menina de um ano morta por um tiro numa tentativa de assalto ao carro da mãe.

Em todos esses casos, os criminosos não obtiveram nada em troca. Não houve fim para sequer tentar justificar o injustificável, ou seja, a violência utilizada. A mídia chama estes criminosos de monstros e animais, mas os monstros e os animais são movidos por instintos, enquanto o que tem movido a violência contemporânea é um tipo de ódio engravatado: um ódio cuja motivação não é triunfar em cima dos despojos da guerra, mas sim contentar-se em nutrir-se de suas próprias chamas de gelo. A violência contemporânea nutre-se da perpetuação de seu ciclo, como um abutre que não se cansa de engolir o próprio vômito, fingido estar a busca de nutrientes.

A violência contemporânea se suja de sangue, mas traz nas veias uma sede de ser clean, de promover a assepsia. Não é a animalidade que a move ou o desejo de ver o mais “frágil” ser subjugado. É mais o desejo de acreditar-se capaz de ignorar (e, neste sentido, ignorar se opõe a orar, cuja significação primeira é reconhecer a importância da presença dos outros no mundo) a presença do outro, simulando uma volta ao Gênesis e conspirando para rebobinar o “tape” da criação, descriando as criaturas. O “requinte” da crueldade, em seu "look"  atual, faz do sugar o sangue alheio uma desculpa para sugar da existência a presença humana.

Mas, esse texto não é um esforço para tornar compreensível o incompreensível. É antes um olhar sobre a fratura exposta das contradições que o quotidiano tem tentado substituir pelo modismo do engessamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...