3 de outubro de 2012

Quando Terezinha de Jesus inventou o quadro Loucuras de amor




Santa Terezinha

È bem conhecida a primeira parte da cantiga Terezinha de Jesus que gera, desde o século XIX, debates acirrados em torno de um suposto erro de português contido num de seus versos, reproduzido a seguir:


Terezinha de Jesus

de uma queda foi ao chão

Acudiu três cavalheiros

Todos três, chapéu na mão


O “erro” costuma ser atribuído à origem popular da cantiga. Mas, à luz de uma chave de interpretação teológica, há duas justificativas poéticas para o desvio da norma culta do Português. Pode-se interpretar os três cavalheiros como representantes da Trindade. Como esta seria constituída por três pessoas em uma, o uso do verbo no singular conotaria este sentido de unidade.

Outra hipótese é a de que foi Terezinha de Jesus quem acudiu os cavalheiros. Neste caso, a queda da moça representa o sacrifício que envolve o gesto de se doar.

Terezinha de Jesus era conhecida por sua vaidade que dizia lutar para manter sob controle. Vaidosa, ela criou para si uma imagem do Cristo capaz de protagonizar o quadro Loucuras de Amor, quando o “constrangedor” carro de telemensagens sonoras nem sonhava em existir. Talvez, a vaidade que ela pensou ser pecado tenha sido pura e sincera a ponto de fazer Deus agraciá-la com a incorruptibilidade (não decomposição do corpo depois da morte).

A tradição diz que aquele que ganha, inesperadamente, uma rosa, está recebendo uma graça por intercessão de Santa Terezinha. E, antes de morrer,  a jovem disse que faria cair sobre o mundo uma chuva de rosas. Segundo ela, os pequenos sacrifícios têm o poder de se tornar flores para a existência. Talvez, Tereza imaginasse o momento em que ganharia um buquê de rosas de seu amado Três em Um.


Tereza é considerada doutora da Igreja Católica e foi também poetisa, como se pode constatar nos versos a seguir:

Alçar Vôo

loucura muito minha, Senhor
esperar que o teu Amor
Depois de todos os desmandos me
aceite como eu sou.

É loucura muito minha, Senhor,
esperar com terno ardor
que em minhas limitações
faças loucuras de amor.

Águia não sou, meu Senhor
Dela trago tão somente o olhar
e, também, no coração,
a aspiração do seu voar, voar…


É curioso mencionar que a cantiga Terezinha de Jesus tem outros versos, extraídos do site da Ordem dos Carmelitas Descalços e reproduzidos a seguir:

Terezinha levantou-se

Levantou-se lá do chão

E sorrindo disse ao noivo

Eu te dou meu coração


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...