15 de outubro de 2012

O mais instigante doodle de quase todos os tempos depois do doodle do Pacman


Winsor McCay foi o primeiro a desenvolver uma técnica para animação de desenhos, tendo inspirado artistas como Walt Disney e Walter Lantz (criador do Pica-Pau). Mitologia, no sense, estética surrealista e um algo de noir marcam sua obra. McCay também gostava de promover contrastes entre a inocência e a monstruosidade, criando seres fofinhos, mas capazes de causar, despretensiosamente, grandes catástrofes. Mais tarde, estas criaturas do imaginário do cartunista viriam a inspirar a feitura cinematográfica de personagens como King Kong e Godizilla. Contemporaneamente, reflexos destes seres podem ser encontrados em personagens dos mangás e dos animês.

McCay também fez a animação The sinking of the Lusitania, com motivação ideológica, a fim de estimular a entrada dos Estados Unidos na I Guerra Mundial e incitar o sentimento de anti-germanismo.

O trabalho de McCay provavelmente encontrou inspiração na obra do cineasta Georges Méliès.
Robert Winsor McCay Jr., filho de MacCay, também se tornou um cartunista de destaque e especializou-se em colorização, trabalhando para editoras como a Detective Comics (DC). 

O google criou, no dia 15 de outubro de 2012, um dos mais instigantes doodles que já existiu até o feriadão de 12 de outubro, em homenagem a MacCay. Ele pode ser visto no vídeo a seguir (melhor, só o doodle do trigésimo aniversário do Pacman!):


The sinking of the Lusitania

Gertie the Dinosaur (Winsor McCay, 1914)


Viagem à Lua - Georges Méliès

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...