30 de julho de 2012

Estou à beira da sanidade. Avisem a César Menotti: releituras da cultura de massa I



Fonte: Site Mercado Livre




Hoje, o Acedia cria mais uma seção, chamada "Releituras da cultura de massa". Comumente, a cultura de massa relê expressões da filosofia, da literatura e de outras áreas. O objetivo, neste espaço-tempo, é fazer releituras da cultura de massa, fugindo da tendência da mídia de sugar até a última gota a mesmice de um determinado produto da cultura de massa e abanar a mordida com os aplausos de casas de show lotadas de vazio.

A primeira vítima desta seção é a canção Leilão, composta por Cristian Lima e Ivo Lima, e que se tornou popular ao ser interpretada pela banda Gatinha Manhosa e, mais tarde, por César Menotti e Fabiano. A seguir, três releituras da música Leilão. A primeira é feita pelo escritor Anônimo Eufrausino.


O Janelas Azuis

Quando liguei o computador,
O Janelas apareceu azul
E disse: “Bem vindo”, tocando ao fundo quatro notas musicais
Inspiradas em contatos imediatos do terceiro grau e de quinta categoria
Respondi silenciosamente: “Obrigado!”
E percebi que a coisa estava ficando séria
Não por eu ter respondido
Mas por eu ter respondido em silêncio
Não por eu ter falado com a tela do computador
Mas por eu ter falado com janelas azuis
Meu Deus, será que estou ficando são?
Veio-me o medo de ser externado
E não ter como fugir, pois como fugir de fora para dentro?
Como estava ficando são, minhas camisas de força, mesmo caindo em mim como uma lua
Recusavam-se a me vestir
E eu, mesmo tendo comido das raízes aéreas do Paraíso
Pelo qual os anjos esperam de pé,
Sentia saudade das descamisas com as quais a insanidade me nudificava
Passei diante de um banco e, por pouco, não me benzi
Respirei aliviado, ao perceber que estava à beira da sanidade
Mas que não havia mergulhado em sua rasura


 Leilão

Ficou difícil daquele coração ser arrematado
Porque, a cada lance, ele revelava um de seus abismos
Quanto mais graças as pessoas davam
Mas alto se tornava o preço de tomar posse
Daquele coração com seus anjos e suas baratas

O verbo Ter e seus derivados

Perguntaram-me se eu tinha certeza de que amava
- Tenho certeza, mantenho a dúvida, contenho a arrogância, retenho o vento, obtenho o impagável, atenho-me à nossa insignificância, entretenho a plateia vazia, carrego o meu caráter com setas cúpidas para te acertar e te desferir


Leilão - César Menotti e Fabiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...