17 de junho de 2012

Super-Nossa Senhora: homenagem de um olhar indecoroso (?)


Super Nossa Senhora - Por Soasig Chamaillard




Soasig Chamaillard fez uma releitura de imagens da Virgem Maria. O trabalho da artista francesa, que encontrou um jeito inusitado de restaurar estátuas danificadas de Nossa Senhora, suscitou o questionamento sobre os limites entre o original e o indecoroso, um questionamento que pode ser ampliado, acrescentando-se antes do ponto de interrogação uma indagação sobre em que medida a conexão entre os textos, isto é, a intertextualidade, deve (ou pode) ser estimulada ou inibida.

O olhar indecoroso - ou intertextual - não é o que invade a intimidade alheia munido de segundas, terceiras - e assim por diante – intenções.  O verbo que melhor caracteriza o indecoro não é o verbo invadir. É o verbo conectar.

O invasor pode entrar e sair sem deixar pistas ou impressões digitais. O indecoroso rompe com as defesas monádicas da individualidade e, a despeito do querer de sua “vítima” - conecta-se com ela, fazendo questão de deixar marcas da falta de decoro. 

O que mais envergonha num gesto considerado indecoroso – como o de tirar a roupa em público - não é o olhar dos outros sobre nossa nudez. É o elo que o (des)pudor estabelece entre as pessoas, a ponto de todos, ao se espelharem no portador do gesto indecoroso, sentirem-se igualmente nus ou, pior ainda, igualmente vestidos. Considera-se alguém ou alguma atitude indecorosa para não se correr o risco de ser acusado de ser cúmplice desse alguém ou desse gesto.

A dor (?) maior não é ser olhado indecorosamente. É ser assaltado pela sensação de que a conexão com o outro é inevitável.

Um fantasma que assombra os que têm medo da conexão, e, portanto, da quebra do decoro, é o medo de perder o controle sobre si mesmo, de ter sua identidade diluída na identidade com a qual se estabelece a conexão.

Esse medo é herdeiro da noção de heresia, que tem sido uma das acusações à obra de Soasig Chamaillard.  Acusar algo de heresia é uma tentativa de enfrentar a possibilidade – real ou imaginária - de ter a identidade e as certezas violentadas pela identidade alheia.  

Porém, é certo que a quebra do decoro e a conexão entre identidades são movimentos que fazem parte do exercício de suspensão da tradição e dos juízos consolidados, preparando a renovação da cultura. A renovação não entra em cena deitada em berço esplêndido. Ela, em certa medida, precisa ser precedida por uma dose de invasão bárbara.

O olhar indecoroso tira a roupa de quem está sendo olhado. É verdade. Mas, deixar o outro nu não significa necessariamente expô-lo à vergonha. Pode ser um gesto de revelar a roupagem de paraíso perdido que o veste.

Acredito que isso aconteça com o trabalho de Chamaillard. Ela desmistifica o extenuado chavão de que a cultura de massa é um tipo de vazio laicizado e mostra como imagens, por mais sagradas que sejam, podem ser visitadas por imaginários de diferentes ordens, incluindo o imaginário da cultura de massa.

Essas visitas podem produzir efeitos diferentes como a ironia, a homenagem, a crítica, a sedução e a difamação. Mas, é uma precipitação e uma injustiça ocultar esta diversidade de efeitos e entender a conexão e a falta de decoro como sinônimos de injúria, calúnia e difamação.




A modernidade é indecorosa porque sua matéria-prima é a conexão, isto é, o elo virtual e cambiável entre a materialidade e a imaterialidade. A falta de decoro dos tempos modernos traz o desafio de compreender a riqueza e a miséria que os elos – entre pessoas e ideias – são capazes de gerar.

Conheça mais sobre o trabalho de Soasig Chamaillard no site da artista e na coluna Tipo Assim, de Isa Otto.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...