8 de março de 2012

O dia em que o poeta homenageou a mulher e agradeceu pelo não-beijo de quem ama

Esperança - Foto by Clécio Vidal


Poema sem título
Autor: Carvaille Lope (1810-1860)


As mulheres aprenderam a dar a volta ao mundo a bordo de seus silêncios
E a dar mundo às voltas e idas, através de seu grito
Grito seu de través, idas e voltas, ás, mundo de ar, de ais

A mulher não temeu dar à luz mesmo sendo virgem
Virgem, mesmo sendo a luz, dá-me teu não, Mulher
Dá-me teu não, amor! E eu oferecerei meu sim a contra-tapa

Não sei de qual devassidão saí(saíste), mas, quero lançar segundo por segundo
Toda a pureza que me resta neste não sei onde
Por favor, proíba-me de te amar, de falar no meu idioma
Proíba-me, pra que assim, diante de tua face rubra de raiva
Eu seja impedido de seguir adiante
Adianta seguir desimpedido e jazer no meu próprio eu?
Obrigado pelo receio que me fazes sentir de te olhar,
Pois este receio é um jeito de te abraçar sem braços
Já que com os braços não posso

Que felicidade me é tua ira,
Testemunha de que estás vivo e forte (se forte e vivo estás de que me servem testemunhas?)
E lutando para me vencer
E se o desprezo que eu ganhar for o preço a ser pago pela tua vitória
Deixe que eu tenha o privilégio de te entregar o troféu

Não me importa esquecer como se olha para outras pessoas
Desde que seja para deixar meu olhos em vigília, em espera orante por teu não-sorriso
Se minha pele desacorrentar o sentido do tato
É para deixá-lo livre para comemorar sua liberdade em compasso de espera por teu não-abraço

Quando o gosto se divorciar da minha língua,
Iniciará uma jornada em busca do teu não-beijo
Se o não-beijo, o não-toque e o não-sorriso te fazem presente em minha vida
Vida minha em presente te fazem o não-sorriso, o não-toque, o não-beijo, o se
Então, muda-te para perto de mim com tua distância, teus nãos e esse jeito de se fazer
Presença subentendida, ardendo secretamente, sub-repticiamente doce, veladamente terna
Presença que me ama quando se despe dos escombros do não-amar.


No Surprises - Radiohead

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...