8 de setembro de 2011

O Japão também tem uma Nossa Senhora



Nossa Senhora Japonesa



No século XIX, em meio ao fortalecimento de visões de mundo pautadas pela eugenia e pela nefasta conjugação entre o evolucionismo de Darwin, o racismo e o imperialismo econômico, Maria escolhe aparecer nos mais diferentes lugares da Terra. 

Assume feições e vestes correspondentes a estes lugares. Ela, como dirá o compositor Padre Zezinho, escolhe ser Nossa Senhora das milhões de luzes e não apenas das luzes do Iluminismo eurocêntrico. Existe, inclusive (e foi isso que chamou atenção para escrever esta postagem) uma Nossa Senhora de olhos puxados. 

Nossa Senhora de Akita é o título conferido a Maria, após sua aparição no Japão, em 1973. Aparece à irmã Agnes Sasagawa Katsuko. Ao fim desta postagem, transcrevemos parte do relato desta aparição.

O esmaecimento das fronteiras entre os povos é atestado pelo fato de um anjo, que aparece acompanhando a voz de Maria, recomendar à freira que reze uma das oraçoes ensinadas aos pastores de Fátima, mais de cinquenta anos antes. Nossa Senhora pediu que esta oração fosse proferida ao fim de cada mistério do terço: "Meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos todos do inferno. Levai as almas todas para o Céu e socorrei, principalmente, as que mais precisarem de vossa misericórdia!".

A seguir, outras aparições que indicam a preocupação de Maria com a causa da diversidade. Saiba mais sobre o tema no site Últimas e Derradeiras Graças.


Nossa Senhora de Kibeho
Onde aconteceu: Em Ruanda (África centro oriental). 
Quando: Em 1981. 
A quem: principalmente oito pessoas.

Nossa Senhora de Cua
Onde: Na Venezuela. 
Quando: Em 1976. 
A quem: A Maria Speranza Medrano de Bianchini.

Nossa Senhora de Medjugorje
Onde aconteceu: na Iuguslávia.
Quando: de 1981 até o presente.

Nossa Senhora de Todos os Povos, na Holanda 
Onde aconteceu: Em Amesterdam - Na Holanda. 
Quando: Em 1945 (final da Segunda Guerra). 
A quem: A Ida Peerdeman.


O respeito à diversidade é característica das aparições marianas de longa data. É o que atesta sua visita, com feições indígenas, a Guadalupe, no México. Ao aparecer a um índio, ela contesta o monopólio da cristandade, tido até então como privilégio dos cristãos católicos europeus. Além disso, Maria contesta também a ideia em voga, na época, de que o índio não era um ser humano.

Esta aparição continua viva nos olhos da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe. Após inúmeras análises científicas, foi provado que estes olhos são formados por tecido humano e vivo. Mas, tal aparição permanece vital também como denúncia da ameaça que a diversidade vem sofrendo por discursos baseados numa espécie de neo-totalitarismo, como ilustra a ideologia do responsável pelo massacre na Noruega.

8 de setembro é, no calendário da Igreja Católica, o dia dedicado à lembrança da natividade de Nossa Senhora. Não deixe de ver na seção Conexões Absurdas, deste blog, o texto Debate entre Nossa Senhora e Nicolau Maquiavel.

 
Trecho de um relato da primeira aparição de Nossa Senhora de Akita, disponível no blog Ani Ledodi Vedodi Li :

"Naquela noite profunda, por volta das três horas da madrugada, eu estava rezando, quando ouvi uma voz, sem distinguir de onde viera a me dizer: 'Não tenha medo. Não reze apenas pelos teus pecados, mas reze em reparação pelas faltas de todos os homens. O mundo atual fere o Santíssimo Coração de Nosso Senhor por sua ingratidão e por suas injúrias; a ferida e a dor de Maria são muito mais profundas do que as suas. Vamos, então, à capela; eu vou rezar com você."

"Senti-me, pela primeira vez, encorajada a olhar o rosto daquela que estava tão perto de mim, à minha direita. Ao vê-la, notei a grande semelhança com a minha irmã amada, que havia falecido havia alguns anos, após ter recebido a graça do Batismo. A emoção fora tão grande que eu pronunciei o nome da minha irmãzinha. Então, sorrindo, com doçura, com um ligeiro movimento de cabeça, simbolizando "não", a imagem disse: "Eu sou aquela que está contigo e que cuida de ti." Fez então um sinal de despedida e desapareceu."

"Rapidamente vesti o meu hábito e quando cheguei ao corredor, "ela" já estava diante de mim. Eu a segui através do longo corredor, passos rápidos, possuída por um sentimento de segurança comparável ao de uma criancinha que é levada pela mão. Assim que entrei na capela, aquela que estava tão perto de mim, como presença segura e tranqüilizante, desapareceu de meus olhos.”.


Irmã Agnès Sasagawa Katsuko
 

Nossa Senhora de Todos os Povos - Holanda



Nossa Senhora de Akita























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...