2 de agosto de 2010

As almas, os sertanejos e a lembrança de Luiz Gonzaga


Dizem que quem reza pelas almas só morre às segundas-feiras (dia das almas). Não sei qual era o dia da semana em 2 de agosto de 1989. Mas hoje, segunda-feira, faz 21 anos a partida deste músico cuja melodia traz o cheiro da hora do Ângelus e do silêncio orante pelas almas.

Nas suas canções, Luiz Gonzaga fez da interjeição uma estrela de primeira grandeza. Consegue inflamar o elo que existe entre a alma dos jovens internautas e a dos retirantes nordestinos. Por força da musicalidade deste pernambucano, o lamento nordestino tem impresso em seu inconsciente a sonoridade nômade de ciganos, judeus e mouros.

Êxodo, lamento e prece aproximam a música de Luiz Gonzaga do quadro Angelus Novus (figura acima), de Paul Klee, retratando um anjo que, com as asas, tenta conter uma tempestade que o varre para longe do paraíso. Os links, na Internet, não deixam de ser novas versões da pintura de Klee: ora representando o paraíso perdido, ora os ventos impetuosos: façam suas apostas! Por sua vez, o esquelético anjo de Paul Klee, com asas esculpidas na Ave-Maria sertaneja, sobrevoa a arte de Cândido Portinari.

A vídeo-colagem, de Rocir Santiago, postada abaixo, parece compartilhar das ideias deste artigo.

No nordeste, fala-se em diferentes tipos de almas: vaqueiras, tíbias, apressadas, almas necessitadas, almas no fogo do purgatório, almas benditas, santas almas, almas lembradas e almas esquecidas.

A música de Luiz Gonzaga é amiga dessas almas e abre as feridas que linkam o inferno de Dante, as reflexões de Walter Benjamin, o sertão nordestino e o ciberespaço.

Uma dica: quem estiver com pressa para alcançar uma graça pode rezar para as almas apressadas. Quem precisa reencontrar alguém, reze para as almas esquecidas. E quem quiser morrer na segunda-feira, reze para todas elas.

Ave-Maria sertaneja

Quando batem as seis horas
de joelhos sobre o chão
O sertanejo reza a sua oração
Ave Maria
Mãe de Deus Jesus
Nos dê força e coragem
Pra carregar a nossa cruz
Nesta hora bendita e santa
Devemos suplicar
A Virgem Imaculada
Os enfermos vir curar
Ave Maria
Mãe de Deus Jesus
Nos dê força e coragem
Pra carregar a nossa cruz (2X)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...